Um astro de primeira grandeza que nos deixa para sempre

Francisco de Assis Campos Saraiva*
José do Egito, o grande servo de Deus, certamente foi o precursor designado para as homenagens do espírito luminar ao encontro com o Pai Eterno no dia 19 de março que transcorreu. Ali, por certo, estavam os anjos tocando seus clarins liderados pelos Arcanjos, prenunciando a jubilosa manifestação que seria prestada ao espírito de Said Samou Salomão, que, num amplexo de grandiosidade impar, encontrava-se com o espírito luminoso de Latife Salomão, a companheira de lutas terrenas nos anos que junto conviveram.
Era abril de 1971, quando aqui cheguei e tive a felicidade de conhecer Said; pouco tempo depois nos tornamos companheiros de Rotary Clube, quando nos afeiçoamos como bons amigos. Percebi que era uma criatura cândida dotada de muitas virtudes e sentia nalma a satisfação íntima de servir a quem o procurasse. Simpático por natureza e isso fazia com que todos se afeiçoassem a ele com naturalidade. Era uma pessoa afável, simples, humilde e solícita a toda prova, pois no auge da construção da BR 174 e a 401, início da década de 70, em que o 6º BEC tinha equipes de trabalho espalhadas nas longínquas áreas de suas atividades, lá estava eu, como Chefe do Serviço de Aprovisionamento da Organização Militar, me valendo do inestimável companheiro, tomando-lhe, como empréstimo, com anuência dos Comandantes da época, fardos de farinha, açúcar, sal, arroz, feijão, óleo e tudo mais em falta, que estava na balsa encalhada no Rio Branco, que secava em época de estiagem. Que gestos grandiloqüentes dessa pessoa humana notável rica de muita sabedoria, que, somente aos justos, é dada como recompensa pelo Criador.
São gratas recordações que guardo de Said Salomão, um Sírio da melhor estirpe, um Roraimense da melhor qualidade. Um homem de Deus, que espargia felicidade por onde passava. Tinha sempre lindas histórias para contar da terra que o viu nascer, Damasco, capital da Síria, berço de fatos bíblicos notáveis, como o encontro de Saulo de Tarso com Jesus, naquela transformação repentina do homem rude para um servo amado do Deus Filho, o nosso Salvador. Nas festividades natalinas era tradicional a
linda mensagem escrita que dele recebíamos pertinente a data, rica de ensinamentos dos grandes mestres do oriente. Quando a saúde do amigo foi se fragilizando, não mais lhe permitiu realizar esse trabalho e sentimos a lacuna daquelas mensagens de amor fraterno, que nos dava alma nova rica de muita fé e inusitadas esperanças em cada natal que transcorria.
É imensurável a saudade deixada pelo inesquecível companheiro Said, que será eternamente lembrado por nós, principalmente na Associação Comercial e Industrial de Roraima, da qual foi um dos ilustres fundadores. Teve a alegria de constituir uma família notável com a esposa Latife Salomão e os filhos Samou, Sâmara, Sumaia, Sander e Samário, que lhes deram 12 netos e cinco bisnetos. Uma família digna de exaltação, pelo trabalho social e humanitário que desenvolvem. Said deixa a seus pósteros exemplos dignificantes, de retidão, espírito de luta, humildade, profissionalismo, solidariedade humana, pertinácia, perseverança, boa fé e muitos outros atributos que lhe são pertinentes e que serão lembrados para sempre.
Nasceu em Damasco, no dia 16 de julho de 1915. Deixou a Síria aos 14 anos de idade, como adolescente sonhador e de visão altruística, tendo chegado a esta região no longínquo ano de 1927, quando tudo ainda estava para acontecer. Sua história é fascinante e digna de louvor, porque se confunde com a própria história desta linda terra a que tanto se devotou com amor inconteste e com as forças telúricas de seu coração.
Particularmente, eu e minha família, vamos sentir muito a sua falta, da palavra amiga, do conselho virtual, da sábia orientação dessa criatura bondosa, que jamais iremos esquecer por toda nossa existência.
Esta é a nossa palavra de fé, saudade, reconhecimento e gratidão, que guardaremos para sempre no recôndito mais íntimo de nossos corações enquanto vida tivermos. ”Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. Isaías 41-10. Boa Vista – Roraima, 20 de Março de 2008.
* Empresário



Nenhum comentário:

Postar um comentário