“Said S. Salomão, o homem que soube cativar a todos”




Cecy Brasil *

O Ser humano não principia no berço e menos finda no túmulo; o espaço que vai do berço ao túmulo é apenas uma pérola do infinito colar chamado VIDA. Assim, o nosso Said, originou-se do Espírito, desceu a este plano terreno, passou 94 anos experenciando, aprendendo, aprimorando-se para então retornar a morada do PAI.
“A história é a mestra da vida ... e o passado, uma grande lição.” O Sr. SAID passou pela estrada da vida assim, aprendendo e ensinando.
Deixou aos seus descendentes um legado de vida impagável: TRABALHO, HONRADEZ, DIGNIDADE, e tantas e tantas outras virtudes similares. Nessa mesma estrada foi semeando amizades, e nos seus últimos anos de vida terrena e derradeiro momento, colheu os seus frutos. Foi num gigante na luta contra a morte, quando nos últimos três anos, revestiu-se de resignação, sempre querendo cada vez mais, aprimorar o seu espírito. Encarou inúmeras vezes a morte de frente, num embate de “olho no olho” e cada vez ressurgia com mais luz. Até que no dia 19.03, a morte o venceu, como muitos acreditam. Eu, prefiro acreditar que como “Soldado de Cristo”, ele atendeu ao chamado do PAI.
Homem virtuoso, chegou das “Arabias”, ainda adolescente, e como bom árabe, com atavismo correndo em suas veias, tornou-se um dos maiores comerciantes, sem nunca, em nenhum momento de sua vida precisar do dinheiro público. Construiu impérios em imóveis, mas, o maior deles foram os bons exemplos aos seus inúmeros descendentes. De grandes filantropias, foi um fiel Rotariano, e um dos fundadores da Associação Comercial, por varias vezes presidente.
Com certeza todos os roraimenses ao mencionarem seu nome, sentirão orgulho por terem adotado um filho tão ilustre.
Se tivesse que defini-lo em poucas palavras, diria: “O Sr. Said foi um mestre da vida... e o seu passado uma grande lição”.
Que os efluívos do meu Senhor, o Cristo encham de luz o seu espírito, e que a Paz mais profunda reine nos corações de seus familiares.
* Presidente da Academia Roraimense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário