Folha de Boa Vista

Said Salomão morre aos 94 anos (20.03.2009)


SONJA CHACON
O empresário Said Samou Salomão (94), um dos pioneiros do comércio de Roraima, morreu ontem pela manhã vítima de insuficiência respiratória. Durante toda à tarde de ontem, seu corpo foi velado na Catedral Cristo Redentor, onde recebeu a visita de centenas de pessoas. Hoje, às 8h30, haverá uma missa em homenagem ao pioneiro. Logo após a celebração, o corpo será sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no São Vicente.
Um dos maiores investidores de Boa Vista, desde o início do século passado, chegou a Roraima em 1927, aos 14 anos, vindo da Síria. Após cinco anos, abriu seu primeiro empreendimento, a “Said Salomão Ltda”, localizada na avenida Cecília Brasil. Durante anos, o Bazar das novidades era uma loja de referência de toda a população de Boa Vista e do Estado. Lá vendia desde o prego para as construções até carros, gasolina, tecidos e sapatos.
Salomão casou com uma amazonense, filha de sírios, Latife Abdala Salomão, com quem teve cinco filhos, 12 netos e cinco bisnetos. Desde o falecimento de sua esposa, que homenageada teve o palácio dedicado aos micro-empresários batizado com o seu nome, o empresário foi morar com a filha mais velha, Sâmara Salomão.
Ao completar 90 anos, Salomão disse em entrevista, já acometido pelo mal de Alzheimer, das suas emoções por fazer parte da história do comércio de Boa Vista. E como afirmou o filho, Samu Salomão, ele venceu na vida com honestidade. Há cinco anos, ele deixou o comando dos negócios para os filhos e netos. Esse ano, ele completaria 95 anos, no dia 16 de julho, Dia do Comércio.
LUTO – Diversas homenagens foram feitas a Salomão. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir), entidade que foi fundador, disse que o pioneiro foi um grande desbravador e trouxe para Roraima o espírito de luta para arraigar o desenvolvimento produtivo.
“Lamentamos a perda do nosso mais antigo sócio fundador e nos solidarizamos com a família enlutada, rogando a Deus que amenize a dor sentida”, disse Derval Furtado.
O prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, também lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias, a contar de ontem (19), pelo falecimento do empresário Said Salomão, ocorrido nesta data. Pioneiro de Roraima e um grande comerciante, Salomão sempre lutou pelo desenvolvimento do Estado e, em particular, de Boa Vista.
A Prefeitura de Boa Vista lamenta o falecimento e transmite aos familiares e amigos as condolências dos servidores municipais e do prefeito Iradilson Sampaio, esperando que, com a ajuda de Deus, possam superar este momento de perda. O Governo do Estado e Federação do Comércio também prestou homenagens. Todas as empresas Salomão estarão fechadas hoje.



21/03/2009
Iradilson e Anchieta lamentam morte de Said Salomão

Os chefes executivos lamentaram a morte de Said Salomão.
O prefeito Iradilson Sampaio (PSB) e o governador Anchieta Júnior (PSDB) lamentaram a morte do pioneiro no comércio de Roraima, Said Salomão, ocorrida na manhã da quinta-feira, dia 19. Entre as contribuições de Said Salomão para o comércio de Roraima destacam-se a instalação da primeira bomba de combustível do estado e a criação da primeira revenda de automóveis. O corpo do empreendedor foi velado na Catedral Cristo Redentor e enterrado no cemitério Nossa Senhora da Conceição, ontem pela manhã.
Iradilson disse que o comerciante teve um importante papel para o desenvolvimento de Roraima e a sua história de vida se confunde com a do Estado. “Said Salomão também foi um dos fundadores, junto com Antônio Augusto Martins e diversos empresários, da Associação Comercial de Roraima, em 1944, na época chamada Associação Comercial do Rio Branco. Eu também me lembro que, na época do Território, os governadores sempre o procuravam para ouvir sua opinião na elaboração de projetos para o desenvolvimento do Estado”, comentou o prefeito.
Said Salomão, de acordo com Iradilson, foi uma pessoa que fez da vida um verdadeiro legado em benefício de Roraima. “Eu estou aqui há 33 anos e sempre observei nele um referencial para a classe política, empresários e para a sociedade, pelo exemplo de empresário, homem, pai e amigo. Eu gostava de conversar com ele e aprendi muita coisa sobre Roraima, sobre o desbravamento e a história do nosso Estado”, frisou.
Ainda conforme Iradilson, Boa Vista e todo o Estado de Roraima lamentam hoje a morte de Said Salomão. “Em sua história de vida estão inúmeras pessoas que trabalharam ao seu lado e que cresceram com o seu apoio. Ao longo de seus 94 anos, ele teve um papel importante na nossa história, semeando bons exemplos que servem para serem seguidos por todas as gerações. Esse é o meu sentimento, da minha família e tenho certeza também, é o sentimento da população do nosso Estado”, ressaltou o prefeito.
O Governador Anchieta Júnior disse que Said Salomão foi um ícone em Roraima. “Ele deixou um legado para a sociedade roraimense e para sua família não somente de material, e sim de ética, moral e civismo embora sua pátria mãe seja a Síria, ele escolheu a pátria que o adotou, Brasil, e fez isso com muita eficiência ao longo de sua vida, com seus 94 anos”, salientou.
Para Anchieta o Estado perdeu um grande homem. “Ele era exemplo de pai, empresário, irmão e amigo. E, sem sombra dúvidas, sua maior representação, o comércio local”, finalizou.
LUTO OFICIAL – A Prefeitura de Boa Vista decretou luto oficial de três dias, a contar da quinta-feira, dia 19, pelo falecimento do empresário. “Decretamos luto oficial em reconhecimento à importância de Said Salomão e pelas suas contribuições para o nosso município, que são reconhecidas por toda a sociedade boa-vistense”, justificou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário