Cravo-da-índia

      Clove
Hoje sentir um cheiro que me lembra muito meu avô: o delicioso aroma de Cravo-da-índia. Ele adorava cravo, tinha sempre um saquinho no bolso da calça, estava sempre mastigando os cravinhos.
O cravo-da-índia é o botão seco da flor de uma árvore do mesmo nome da família Myrtaceae. Cravo-da-índia é originário da Indonésia e usado como tempero na culinária de todo o mundo.
Usos do cravo-da-índia
O cravo-da-índia é ser usado como tempero mundialmente na culinária. Historicamente o cravo-da-índia tem sido bastante usado na culinária indiana e mexicana. Na culinária do norte da índia o cravo-da-índia é usado em quase todos os molhos ou acompanhamentos. Cravo-da-índia pode ser utilizado como ingredientes de chás. Outro uso do cravo-da-índia é na fitoterapia e medicinas tradicionais da Índia e China. O cravo-da-índia também é fumado como um tipo de cigarro no Indonésia
O Cravo da Índia é uma delí­cia e tem mil propriedades terapêuticas.
Além de tudo, é ótima para tirar cheiro forte de casa - sempre que a cozinha fica impregnada com algum cheiro forte de comida, lá vai para o meu fogão uma panelinha com água e algumas flores de cravo. Deixo lá uma meia hora, uma hora, no fogo bem baixinho. O cheiro forte some e a casa não fica cheirando a cravo também.
Uma especiaria antiqüíssima, largamente utilizada pelos romanos, que se presta tanto a receitas doces quanto salgadas.
Era utilizado para mascarar o sabor de alimentos estragados e condimentar uma infinidade de receitas, numa época em que as especiarias eram muito valorizadas. Com sabor pungente, entre acre e picante, o cravo deve ser usado sempre com parcimônia, para não se sobrepor aos outros ingredientes do prato.
Com propriedades bactericidas, atribuídas a um elemento do seu óleo essencial chamado eugenol, é usado em chás caseiros para combater resfriados e dores de garganta. Segundo Rosa Nepomuceno, autora de “Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias” (ed. José Olympio), a odontologia o emprega em bochechos e no alívio da dor de dente, e é usado também contra cólicas digestivas, gases e diarréia.
Teste de qualidade
Para testar a qualidade dos cravos, coloque um ou dois na água. Se flutuarem na vertical, estão excelentes. Caso contrário, já perderam suas propriedades. Por ser menos perecível, dê preferência ao cravo inteiro, que dura até um ano quando é protegido do sol.
CRAVO DA ÍNDIA
Nome Cientifico: Syzygium aromaticum (L.)
Indicações Terapêuticas: Estimulante estomacal, aromática e antiséptica. Usada como expectorante nas bronquites, e como condimento. O óleo é usado para diminuir a sensibilidade da polpa dentária.
Composição química: Óleo essencial contendo eugenol, acetato de eugenilo, humuleno.
Parte usada: Botões florais secos.
Toxicologia: Irritação gástrica e queimadura das mucosas, se o consumo for exagerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário