Idosos: Paciência e Compreensão

                A mensagem abaixo  foi enviada a algum tempo por Sander Salomão .
O comovente texto fala sobre como devemos ter paciência com os idosos.

      O idoso não quer pena, nem compaixão. Eles desejam as mesmas coisas que todos nós, crianças, jovens e adultos também queremos: atenção, carinho, respeito e uma chance que seja de demonstrar a capacidade de ser útil e produtivo.É lamentável que a maioria das pessoas não valorizem os mais velhos, deveriam lembrar que o tempo é implacável e não faz a menor distinção: chega para todos. Portanto, também chegará amanhã para os insensíveis de hoje. Os idosos merecem serem tratados com sensibilidade,  fraternidade, terem o seu valor reconhecido,  receberem amor e  respeito .

       Meu avô Said não está mais aqui, mais durante sua velhice ele teve a sorte de receber  amor, carinho e respeito de seus familiares e amigos.

     Você tem idosos em casa? Acredite isso é uma grande benção. Trate-os bem! Eles precisam do seu amor e carinho.

Quando um idoso cruzar seu caminho dê pelo menos um sorriso, uma palavra amiga,isso custa tão pouco e faz uma grande diferença para essas pessoas.
Não tenho mais meus avôs e quando perdemos essas pessoas maravilhosas é que percebemos o quanto nos fazem falta, pensamos que eles fizerem tanto por nós e muitas vezes fazemos tão pouco por eles e o tempo não volta atrás...
Vejam a bela mensagem e reflitam:

FILHO AMADO
idoso1
O DIA EM QUE ESTE VELHO NÃO FOR MAIS O MESMO, TENHA PACIÊNCIA E ME COMPREENDAS .











Imagem1
Quando derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenhas paciência comigo e lembra-te das horas em que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas















Imagem2
Se quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e me escute. Quando eras pequeno, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma estória até que fechasses os olhinhos.







_Idosos_desprotegidos_1_460151fd836c7  Quando estivermos reunidos e sem querer fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreendas que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Penses, quantas vezes, pacientemente, troquei tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso.









Imagem3
Não me reproves se eu não quiser tomar banho, sejas paciente comigo. Lembra-te dos momentos que te persegui e os mil pretextos que inventava pra te convencer a tomar banho.









Imagem4
Quando me vires inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário, e que não me machuques com um sorriso sarcástico.












Imagem5
Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é resultado do meu esforço da minha perseverança.















Imagem6
Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos falando, tenhas paciência e me ajude a lembrar. Talvez a única coisa importante pra mim naquele momento seja o fato de ver você perto de mim, me dando atenção, e não o que falávamos.













Imagem8Se alguma vez eu não quiser comer, saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo.
Também compreendas que com o tempo não terei dentes fortes, e nem agilidade para engolir.













idosos
E quando minhas pernas falharem por estar tão cansadas, e eu já não conseguir mais me equilibrar...
















Imagem9
Com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começastes a caminhar com tuas perninhas tão frágeis.


















idosos
E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou com o quanto te amo.









Imagem10
Compreendas que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado, ou para tomá-ló em meus braços, como antes.


















Imagem11
Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido.





















casal_idosos
E até quando me for, construirei para ti outra rota em outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti.


















10889269
Não te sintas triste ou impotente por me ver assim. Não me olhes com cara de dó. Dá-me apenas o teu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começastes a viver. Isso me dará forças e muita coragem.







Imagem12
Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, te peço que me acompanhes para terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.










idoso1
Ass: Teu Velho

2 comentários:

  1. Sou apaixonada pelos idosos. Faço parte da Pastoral da 3ª idade da minha igreja e faço tudo com muito amor.
    Parabéns pela mensagem.
    Meu nome é Cleise e tenho 37 anos.

    ResponderExcluir

  2. Bom dia! Acho essa mensagem belíssima, verdadeira! Vou copiar e dar para meus filhos!
    Obrigada! Fique com Deus


    Ana Maria

    ResponderExcluir