Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas” para a celebração do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
A indústria do tabaco utiliza embalagens atraentes e sofisticadas para captar novos consumidores e para estimular que os fumantes continuem adquirindo seus produtos. Dessa forma, as fabricantes de cigarros desviam a atenção dos consumidores dos efeitos mortais e das graves doenças que seus produtos causam à saúde.
Alertar as pessoas sobre os verdadeiros riscos do tabagismo é fundamental para estimular que os fumantes parem de fumar e evitar que crianças e jovens se tornem dependentes da nicotina. Exigir advertências nas embalagens de produtos de tabaco é uma estratégia simples, barata e eficiente. Elas transmitem uma mensagem clara e imediata, e reduzem a aparência atraente dos maços e boxes de cigarros.
A inclusão das fotos nos maços e o aumento do espaço ocupado pelas advertências foi implementado em 2002. Em abril deste ano, o Brasil começou a medir o impacto da medida com um levantamento que integra o International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), pesquisa internacional sobre políticas de controle do tabaco que pela primeira vez está sendo aplicada no país.
Fonte:
A campanha mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) ganhou roupa nova na versão feita na Arábia Saudita, tendo como inspiração as peças criadas pela agência brasileira novaS/B. Tudo foi recriado de acordo com o estilo saudita. O rapaz da ilustração da ganhou feições árabes e um turbante para mobilizar outros jovens a quebrar a rede da indústria do tabaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário