O Dia Mundial sem Tabaco 2009

dia_mundial_sem_tabaco
Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas” para a celebração do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
fumaca_toxica_maco
A indústria do tabaco utiliza embalagens atraentes e sofisticadas para captar novos consumidores e para estimular que os fumantes continuem adquirindo seus produtos. Dessa forma, as fabricantes de cigarros desviam a atenção dos consumidores dos efeitos mortais e das graves doenças que seus produtos causam à saúde.
candeeiro-fumo-nao-tile Cada vez mais países estão exigindo que as embalagens dos produtos de tabaco tragam mensagens e imagens impactantes sobre os malefícios do tabagismo.
AF_ASSOCIADOS-PE_Combate-ao-fumo_AN-6colx26cm_28-08-07-horz
Alertar as pessoas sobre os verdadeiros riscos do tabagismo é fundamental para estimular que os fumantes parem de fumar e evitar que crianças e jovens se tornem dependentes da nicotina. Exigir advertências nas embalagens de produtos de tabaco é uma estratégia simples, barata e eficiente. Elas transmitem uma mensagem clara e imediata, e reduzem a aparência atraente dos maços e boxes de cigarros.
Maco_ciagarro-tile Quase metade (48,2%) dos fumantes brasileiros acha que as advertências nos maços de cigarros fazem com que fiquem mais propensos a deixar de fumar. As imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um cigarro quando eles estavam prestes a fumar, nos últimos 30 dias. E 61,6% deles dizem que as advertências os fizeram pensar, um pouco ou muito, sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo.
A inclusão das fotos nos maços e o aumento do espaço ocupado pelas advertências foi implementado em 2002. Em abril deste ano, o Brasil começou a medir o impacto da medida com um levantamento que integra o International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), pesquisa internacional sobre políticas de controle do tabaco que pela primeira vez está sendo aplicada no país.
Fonte:logo_inca
285200852127Master_Fumo-tile
A campanha mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) ganhou roupa nova na versão feita na Arábia Saudita, tendo como inspiração as peças criadas pela agência brasileira novaS/B. Tudo foi recriado de acordo com o estilo saudita. O rapaz da ilustração da ganhou feições árabes e um turbante para mobilizar outros jovens a quebrar a rede da indústria do tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário