Contribuições Culturais dos Árabes

Comida Quando se fala na contribuição cultural dos árabes normalmente se pensa na culinária, já que com o aumento das cadeias de fast-food nos grandes centros urbanos a população  se aproximou do quibe, da esfiha, do tabule e da coalhada seca, que antes eram comidas restritas aos restaurantes típicos. A popularização, sobretudo do quibe e da esfiha, fez com que fossem incorporados a outros locais de alimentação, como as  pastelarias , e mesmo bares, lanchonetes e padarias  brasileiros.
Mais a influência árabe vai muito além da comida, que sem dúvida é muito saborosa.


arroz_1 Os árabes introduziram novas técnicas agrícolas e de produtos orientais na Europa: cana-de-açúcar,  tâmara, amora;
Os árabes trouxeram para o Brasil, a Laranja, o Limoeiro, o Arroz. A Plantar Uvas; Figos; imensas áreas de Maçãs; a Regar;a fazer hortas de Verduras; e Talhões de Legumes.










racas_arabe  Contribuíram para o aprimoramento da pecuária, com a criação de cavalos andaluzes e de carneiros. Conta a lenda que o cavalo árabe originou-se quando "Alah" disse ao Vento Sul: "Transforma-te em carne sólida, pois de ti farei uma nova criatura, para honra de meu sagrado senhor". Por ter vivido por muito tempo em condições adversas no deserto, o cavalo árabe tornou-se uma animal rústico, mas muito dócil e dedicado, pois compartilhava das tendas dos beduínos durante as tempestades. Tempos atrás, as éguas eram mantidas como parte da família e alimentadas com tâmaras e leite de camelo. As fêmeas sempre foram preferidas na seleção da raça, por serem mais calmas e quietas.
Na beleza introduziram a pintura das unhas e  os Contornos dos olhos;
   Deve-se aos árabes o desenvolvimento dos estudo  da medicina, da química e da filosofia; a difusão do uso do papel, da bússola e da pólvora; 


 numeros1                                                        

Os árabes da antiguidade ainda eram famosos nas artes, foram eles que inventaram a Álgebra; Astronomia; Matemática; os Algarismos Arábicos; o Alfabeto.

Trouxeram (e introduziram em nosso vocabulário) mais de seiscentas palavras na Língua Portuguesa.
A seguir algumas palavras de origem árabe introduzidas em nossa língua:
Ceia; safra; cântaro; fulano (a); Azinhaga; almofada; alfinete; ou; alfinete; almofada; alcachofra; algodão; almirante; alqueire;álgebra; alcova; alfaiate; álcool; algazarra; alfândega; almoxarife; algema; algazarra; almoxarife; algema; alaúde; aldeia; alarido; alicate; algoz; alicate; alarido; almanaque; albergue; alazão; algarismo; alvenaria; alface; alcatifa; alfafa; alpargatas; alambique; alcunha; alpiste; almudi; alfazema; alquimia; alvará; alarde; alamar; alcaparra; albarda; alguidar; Albornoz; alcatrão; alvaiade; alcatraz; alecrim; alfarrábio; alcaide; alferes; algaríva; alfaia; algibeira; alicerce; aljôfar; alfenim; aljava; almeirão; alforge; almíscar; alfaroba; alfavaca; alvíssaras; almofariz.

A arte de escrever, seja em prosa ou poesia, está profundamente relacionada à cultura árabe, cuja tradição da palavra escrita tem raízes no hábito da leitura do Alcorão, e as descrições literárias na vida nômade do deserto. A influência dessa cultura é sentida na estrutura narrativa do conto e do romance ocidentais.
A lista de escritores de origem sírio-libanesa que nasceram ou adotaram o país é imensa. Raduan Nassar, Milton Hatoum, Leon Eliachar, Jorge Medauar, Jorge Tufik, Jorge Tanure, Salim Miguel, João Batista Sayeg, Carlos Nejar Malba Tahan (pseudônimo de Júlio Cesar de Souza, autor de "O Homem que Calculava", que não era árabe, mas escreveu como um), são apenas alguns deles.

A Universidade é o local onde os nomes de origem sírio e libanesa têm se mostrado mais evidentes em conseqüência do incentivo à educação, como já foi citado anteriormente. Profissionais nas áreas da Medicina, como Adib Jatene (Xapuri, Acre); no Direito, Alfredo Buzaid (Jaboticabal, 1914); na Filosofia, Marilena Chaui (São Paulo, 1941); na Sociologia, Aziz Simão (São Paulo); na Filologia, Antonio Houaiss (Rio de Janeiro, 1915-1999), entre tantos outros, indicam a notável contribuição das gerações crescidas com o país que os recebeu.
  adufe-large                                                          
O que poucos sabem, porém, é que a presença árabe é sentida até em uma criação genuinamente nacional, associada ao Brasil por qualquer habitante do planeta: o samba.Isso mesmo, o samba, em suas origens, nas batucadas nos morros do centro do Rio de Janeiro, nos primeiros anos do século 20, contou, entre os vários instrumentos de percussão de origem africana, com um, em especial, de origem árabe: o adufe.
Semelhante ao pandeiro, só que em formato hexagonal e sem platinelas, o adufe teria ajudado o samba a chegar à batida rítmica que hoje o caracteriza.Ou, pelo menos, contribuído para a marcação "diferente" do samba produzido em algumas escolas mais tradicionais, como é o caso da Portela.


1caio "A cultura árabe é uma cultura muito doce, muito humana, muito poética, apesar dos transtornos com os quais ela é identificada nos nossos dias"( Caio Porfírio Carneiro)

Fontes de pesquisa: Tenda Árabe, Wikipédia e Instituto da Cultura Árabe.

34 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou muito com a pesquisa que tinha que ser feita para demonstração, adorei e vou divulgar muito o Blog !!!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog me ajudou muito mesmo parabens pela qualidade de seu trabalh *---*

    BGS

    ResponderExcluir
  3. amei esse blog me ajudou muito no meu trabalho muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. nuusss me ajusou muito esse blog!! vlw msm

    ResponderExcluir
  5. vlw msmo,foi dificil acha sobre a influencia da cultura arabe no brasil,mas achei um otimo

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito valeu noo trabalo de historia

    ResponderExcluir
  7. Muito bom .. Mee Ajudou bastante num trabalho de escola .. Eu presisava da lingua , comida e dança .. Nesse site só faltou a dança maas táa tudo ok ! =D Peelo menos ajudou na maioria

    ResponderExcluir
  8. muuito obrigada! me ajudou mt eee aprendi mt tbem.. axei mt interessante saber do samba.. abçs

    ResponderExcluir
  9. valeu...mee AjuDOu d+ noo tabalho de historia

    ResponderExcluir
  10. Fiquei encantada e muito impressionada com o que aprendi a respeito da influência da cultura Árabe no Brasil.
    PARABÉNS pela riqueza do blog.

    ResponderExcluir
  11. obg m ajudou muito no trabalh o da escola valeuuuu :D

    ResponderExcluir
  12. maneiro!Vou tirar nota alta no trabalho de Historia!!!!

    ResponderExcluir
  13. muito bom me ajudou no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  14. Muuito bom , maais eu acho que falta , o negocio de matematica , mais o resto me ajudo basttantte vlw (:

    ResponderExcluir
  15. obrigada me ajudou muito na pesquisa da escola estou cheia de enformaçoes para ensinar!!!!obg safira...passo a passo

    ResponderExcluir
  16. obj,a pesquisa foi muito boa....valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  17. muito obrigado adorei a pesquisa e apresentarei em meu trabalho de escola, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse blog , me ajudou bastante [[=

    ResponderExcluir
  19. muitíssimo obrigada!!!!
    tirei 10 no meu trabalho graças ao blog!!!:)
    divulgarei muito o blog!

    ResponderExcluir
  20. o brigado me ajudou muito na minha atividade avaliativo bicho loko

    ResponderExcluir
  21. Mt obrigado. Me ajudou muito no trabalho q eu tinha q fazer, fiquei encantada com o q aprendi, parabens por conseguir ensinar às pessoas o q poucas delas sabem.

    ResponderExcluir
  22. que legal foi muito bom

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito na pesquisa, obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Caram na boa me ajudou muito. É dificil achar um site assim tao baum e agr vou espalhar pra muita gente, ve se acha um jeito de ganhar dinheiro com isso rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir