Pimentas Usadas na Culinária árabe

clip_image001
HARISSA
É uma mistura de sete diferentes pimentas da Tunísia. O condimento vindo do Oriente Médio é um purê muito apimentado, resultante do esmagamento de pequenas malaguetas, pimenta de Caiena, azeite, alho, coentro, cominho, além de menta e verbena secas.
Costuma acompanhar as refeições em todos os países de África do Norte (Argélia, Marrocos, Tunísia...), e mais especialmente o famoso couscous. Compra-se harissa vendida em frasquinhos nas lojas orientais, mas ainda fica melhor feita em casa.

clip_image001[5]
PIMENTA DA JAMAICA
Diferente das outras pimentas, tem sabor suave e perfumado.
Também chamada de pimentão ou pimentão da jamaica e nativa do Hemisfério Ocidental, é a única e principal especiaria produzida exclusivamente naquela área. Descoberta por Colombo em 1494, mas não reconhecida como especiaria à época, foi introduzida na Europa no início do século 17.
É o fruto quase maduro de uma árvore sempre verde da família myrtle; os frutos são secos ao sol até ficarem de cor marrom avermelhada. Encontrada moída e inteira, seu sabor lembra uma mistura de cravos, canela e noz-moscada e intensifica-se na comida com o tempo.
É uma árvore muito aromática, atinge até 9 metros de altura e tem flores brancas. As bagas da pimenta da jamaica são, em média, o dobro do tamanho da baga da pimenta do reino; são de cor verde antes de amadurecerem. As árvores cultivadas crescem no que se chama uma "alameda condimentada" e, quando estão floridas, enchem o ar de um perfume que emana das suas aromáticas folhas, casca, flores e sementes.Suas propriedades preservativas foram muito valorizadas no século 17, por manter em condições de consumo tanto o peixe quanto a carne, após longas viagens.
A pimenta da jamaica apresenta um uso versátil. Inteira, pode ser empregada em sopas, assados, assados de panela, molhos, marinadas, bebidas, beterraba em conserva, conservas, frutas assadas e em ponches; peixes ou frutos do mar. Moída, pode ser adicionada a bolos, bolachas, doces, coberturas, pudins de ameixa, tortas de frutas, carnes, frutas, assados, assados de panela. Ingrediente do tempero sírio ba-har.


clip_image002
PIMENTA SÍRIA (BHAR OU BAHARAT)
Mistura de especiarias moídas, tais como: Pimenta da Jamaica, Pimenta do Reino preta e branca, Canela, Noz Moscada e Cravo.Utilizada na preparação de pratos árabes como kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves e recheio para esfiha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário