OS SIMBOLOS DE NATAL

N_S_com Menino Jesus704

spacer NATAL – Palavra abreviada do termo “Natalício” e que significa nascimento. Hoje em dia falar de Natal é falar do dia 25 de Dezembro, nascimento de Jesus. Mas será que JESUS nasceu em Dezembro? Quando você se preocupa a ponto de procurar um dicionário ou um livro criterioso descobre-se que nosso calendário está tão errado que segundo cálculos, JESUS nasceu a mais ou menos cinco anos antes da data que fora estipulado pelo nosso calendário. Agora imaginem, se erraram o ano, quanto mais o dia !!! Segundo John D. Davis no seu dicionário da Bíblia, o mês aproximado do seu nascimento seria março.

Não se sabe a data precisa do nascimento de Jesus. Os primeiros cristãos não celebravam Seu nascimento porque consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão. A primeira menção de observância do nascimento de Cristo aparece por volta do ano 200. Durante muitos anos, comemorava-se em várias datas. O dia 25 de dezembro foi mencionado pela primeira vez em 336. Os cristãos egípcios celebravam o Natal no dia 6 de janeiro. Muitos membros das Igrejas Ortodoxas orientais ainda comemoram a natividade nesta data.

O que todos pregam neste dia é: paz, alegria, presentes, lembranças e gratidão mas, a experiência tem demonstrado o a contrário. O período Natalino é marcado pela melancolia dos pais que não conseguem com os seus remidos salários satisfazerem os desejos de seus filhos!! Este espírito natalino ( que não procede de Deus) forjado no inferno tem marcado gerações inteiras com lembranças de humilhação, pelo preconceito, social, por um espírito enganoso de caridade quando na verdade por traz existe um capitalismo e adoração a ídolos.

Será que foi assim o nascimento de JESUS? Não, antes a palavra diz: “o povo que andava em TREVAS, viu grande LUZ, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a LUZ.”

 

A DATA
“A festa litúrgica do natal passou a ser oficialmente comemorada no dia 25 de dezembro, como “Dies natalis”, por determinação do Papa Júlio I (que governou a igreja católica de 337 a 352)”.
Anteriormente, no dia 25 de dezembro comemorava-se dia do natal do sol invencível. “Entre outras divindades era festejado o deus Mitra, (um deus dos antigos Persas, que também era chamado de “A Luz Divina”)”. Nesta data eram realizadas ruidosas celebrações e banquetes sagrados, em que eram utilizados pão, vinho e água.

Daí, a igreja católica transformou a "Festa do Natal do Sol Invencível" em dia do Natal!
Antigamente no dia 25 de “tebete” (tebete corresponde no nosso calendário ao mês de dezembro), comemorava-se em toda a babilônia o nascimento de Tamuz, o deus jovem filho de Marduk e Istar (Marduk o deus pai, Tamuz o deus filho e Istar a rainha do céu - a mãe do falso deus). Tamuz era considerado o vivificador da natureza, por ocasião de seu aniversario toda a babilônia era enfeitada com pinheiros, que era a árvore de sua predileção.

S_Nicolau de Bari17 

Papai Noel, São Nicolau ou Santa Claus.
“São Nicolau foi o bispo de Mira, na Lícia (Ásia menor), tendo tomado parte no Concílio de Nicélia, no ano 325, Ficou famoso por sua generosidade tornando-se o padroeiro das crianças, dos estudantes, dos escravos, dos sentenciados, dos marinheiros, dos ricos e dos pobres, e também o patrono da Rússia”.
“Durante muito tempo, foi costume, no dia 6 de dezembro (data que se comemora o dia de São Nicolau, os pais darem presentes para as crianças, dizendo-lhes que era São Nicolau que trazia do céu).”.
“Esse costume de dar presentes, no dia 6 de dezembro, aos poucos foi transferindo para o dia do natal”. Portanto, Papai Noel, São Nicolau ou Santa Claus são a mesma pessoa.
A crença que o Papai Noel entra pela chaminé, se origina de uma velha lenda escandinava, que apregoava que a deusa Herta aparecia na Lareira e trazia boa sorte.

O Papai Noel é um símbolo natalino tipicamente norte-americano. Na verdade, algumas das características de Papai Noel remontam a muitos séculos. Por exemplo, a crença de que ele entra nas casas pela chaminé se origina de uma velha lenda escandinava. Os escandinavos acreditavam que a deusa Herta aparecia na lareira e trazia boa sorte para a casa.

Em 1822, Clement Moore, poeta e pastor norte-americano, descreveu pela primeira vez seu traje guarnecido de peles e o trenó puxado por renas. No final do séc.. XIX, um cartunista norte-americano, Thomas Nast, fez uma série de desenhos que estabeleceram a imagem de Papai Noel, um velhinho barrigudo de bochechas vermelhas.

 arvore_de_natal-1436

Árvore de Natal
Existem diversas lendas sobre árvore de natal, a mais “aceita” é que o missionário Inglês Wintfrid (mais tarde conhecido como São Bonifácio) viaja pelo Norte da Alemanha quando encontrou um grupo de Druidas, que iam sacrificar perto de um carvalho o príncipe Astolfo, tendo Bonifácio interronpido o sacrifício e cortado o carvalho, sendo que imediatamente surgiu no lugar do carvalho um pinheiro”.
Inicialmente, as árvores eram decoradas. Os escandinavos decoravam suas árvores com rede de pesca e pequenas bandeiras. Os Poloneses usavam velas e ornamento de papel brilhante. Nos Estados Unidos as primeiras ornamentações eram de papel feitas em casa, bengalinhas de confeitos e cordões de pipoca e uvas-do-monte.
O “Pinheiro foi adotado porque ele é verde e resistente ao tempo”, e nunca perde as folhas no inverno . Os Romanos davam ramos verdes como votos de boa sorte, da mesma forma, o “Pinheiro verde também da boa sorte”.

magos

 Os Magos
Primeiro que eles não eram reis, eram astrólogos que estudavam os astros, observavama nova estrela e chegaram até Jesus (Mateus 2:1 á 13)
Na bíblia não faz referencia que eram três. Talvez se afirmasse esta lenda pelo fato dos magos terem oferecido três presentes:
OURO: em homenagem à realeza de Jesus.
INCENSO: como tributo à Divindade de Jesus.
MIRRA: para referenciar a sua humanidade. Parece estranho, que os magos tenham ofertado tal especiaria, que era usada para abrandar as dores e também para embalsamar cadáveres, a um recém-nascido  porém prenunciavam a sua morte. (Marcos 15:23)

 

x435

Estrela

É usada em todo o mundo como um símbolo do Natal. Representa a estrela do Oriente mencionada na Bíblia em Mateus 2,1-2: "Nascido, pois, Jesus em Belém da Judéia... chegaram do Oriente a Jerusalém uns magos, dizendo: Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer? Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos adora-lo".

Cartoes de natal para imprimir 

Cartões de Natal.

Até há pouco tempo, não havia o costume de enviar cartões de Natal. O primeiro cartão desenhado especialmente com o intuito comercial foi criado em 1843, pelo artista John Calcott Horsley. Charles Goodall e Filhos, de Londres, começaram a imprimir e vender cartões de Natal em grande escala em 1862. Logo, eles se tornaram tão populares quanto os bilhetes pessoais manuscritos que as pessoas enviavam até então. Por volta de 1875. Louis Prang, um litógrafo de Boston, começou a imprimir cartões coloridos. Atualmente, milhões de pessoas enviam cartões de Natal a seus parentes, amigos e pessoas com quem têm relações comerciais.

p_jf

Presépio. Em muitas igrejas e casas, especialmente nos países latinos, arma-se um presépio na época do Natal. O presépio é uma reprodução do nascimento de Cristo, com o Menino Jesus na manjedoura, rodeado pela Virgem Maria, São José, os Reis Magos, os pastores e os animais.

O primeiro presépio foi construído na Itália em 1223, por São Francisco de Assis. Representa o nascimento de Jesus, nos dando um exemplo de humildade, amor e singeleza. São Francisco quis mostrar ao mundo, que Jesus senso Rei dos Reis, nasceu num estábulo, sobre palhas de uma tosca manjedoura, aquecida pela presença de um boi e de um burrinho.

José e Maria, Pais de Jesus, simbolizam a família que é o alicerce de uma sociedade. Os Reis, pastores, significam os amigos.

061204

 O Nascimento de Jesus
“Ora, o nascimento de Jesus foi assim: Estando Maria sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”. Mas José, seu esposo, sendo justo e não querendo infamar, resolveu deixa - lá secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor (Gabriel) dizendo: José filho de Davi não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
Ela dará a luz um Filho e lhe porás o nome Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta: “ Eis que a virgem conceberá e dará à Luz um Filho e Ele será chamado de Emanuel (que quer dizer Deus conosco)”. Mateus 1: 18 a 23
A profecia acima, foi feita por Isaías cerca de 720 anos antes de Cristo nascer.
Miquéias foi um profeta do Velho Testamento. Foi em sua profecia, no século VIII antes de Cristo, que foi anunciado o lugar do nascimento de Jesus.
“E Tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de Ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da Eternidade”. Miquéias 5:2

jesus-christ1_thumbnail

Conclusão
A data do natal virou ocasião para gordos lucros comerciais onde o personagem principal que deveria ser louvado, JESUS CRISTO, este, na maioria das vezes, nem é lembrado, pois foi Jesus que nos deu o maior presente: Vida Eterna.
Se olharmos para o 25 de dezembro, não como o mundo olha, mas recordando o sacrifício vicário de Cristo, que deu a sua vida para nos salvar, e que transformação que Deus planejou para nossa vida, não se opera, através do belo e misterioso nascimento de Jesus na manjedoura de Belém, mas através da sua morte, pois ele é O Caminho, A Verdade, A Vida e ninguém vêm ao Pai, senão por Jesus.” João 14:6.

Jesus%20-%20net3

Então entenderemos que o “Natal”, é a ocasião de abrirmos os lábio em louvor e gratidão a Deus; é o momento de pararmos um pouco, para considerarmos o que seria de nós, de nossa vida, se Jesus não tivesse vindo, é hora de seriamente reconhecermos o Senhorio daquele que ao vir no mundo, nos resgatar a comprar para si, recusou humilhar-se a te a morte, e morte de cruz”.

Só o amor pode salvar o homem e tornar o mundo justo, bondoso e caridoso. O amor aquece o coração, afasta o ódio, a inveja, a ambição. Quem sabe e tem capacidade para amar esta salvo.Recebe Jesus, doação total.

O verdadeiro nascimento de Jesus acontece em nosso coração.
É tempo de despertar em cada coração os mais belos sentimentos.
O Salvador Jesus,deseja ardentemente nascer em nossos corações!

Que Jesus nasça em nossos corações e que nosso Natal seja uma festa de muita paz,harmonia e esperança!

Um comentário:

  1. ADOREI A MATÉRIA! CONTINUE ASSIM TRAZENDO GRANDES POSTAGENS!

    ResponderExcluir