Amazônas Brasil

Amazonas Amazonas pertence a uma das mais tradicionais famílias de Boa Vista, a família Brasil. Filho de Dona Terezinha (Falecida) e Sr. Adolpho Brasil (prefeito de Boa Vista em 1934, falecido), sobrinho de Jaime Ferreira Marques Brasil (Prefeito assassinado em 1928), cujo nome foi dado a uma das principais avenidas do centro comercial da capital roraimense, a Avenida Jaime Brasil.

Amazônas é irmão de figuras ilustres de Roraima: Óder, Parimé,Maria das Dores e Adolfinho (falecidos) e Pettita (Artista plástica e escritora), Cecy (escritora ,Presidente da Academia Roraimense de Letras), Rio Branco, Maria Tereza e Aníbal.

Amazonas Brasil é natural de Roraima, foi vereador pelo município de Boa Vista de 1980 a 1986, Conselheiro Fundador do Tribunal de Contas do Estado de 1991 a 1997, onde foi presidente por duas vezes.

Um dos maiores historiadores de Roraima, escritor, jornalista, membro da Academia Roraimense de Letras, possui nove obras escritas, sendo que quatro delas a serem lançadas posteriormente.

A formação de Amazonas Brasil vem do Paraná, onde exerceu intensa atividade política como líder da juventude do Partido Comunista Brasileiro no período da ditadura, o que lhe rendeu todas as restrições impostas á época: exílio, várias prisões, três anos e meio de clandestinidade e, a condenação a dois anos de reclusão, dos quais amargou 127 dias na Penitenciária de Ahú - Curitiba, sendo absolvido pelo Supremo Tribunal Militar (STM).

Amazonas era afilhado de Said Salomão e no vídeo abaixo fala um pouco sobre o padrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário