O edifício sede do SEBRAE Roraima agora passou a se chamar Said Samou Salomão. O Conselho Deliberativo Estadual e a Diretoria Executiva do Sebrae em Roraima realizaram solenidade de descerramento da placa. O evento aconteceu às 11h, sexta-feira, 26, na própria instituição.
A cerimônia, reuniu autoridades do estado como o Senador Roméro Jucá, Senador Augusto Botelho, Dep. Flamarion Portela, Dep. Maria Helena, entre outras autoridades, representantes de entidades empresariais e empresários amigos de Said e seus filhos, netos e bisnetos. Foi uma homenagem alusiva a um dos pioneiros do empreendedorismo em Roraima.
O diretor-técnico do Sebrae em Roraima, Alexandre Henklain, disse que denominar de Said Salomão o edifício-sede da instituição foi idéia do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), por reconhecer a grande contribuição dada pelo homenageado ao comércio roraimense.
“Said Salomão destacou-se por seu caráter firme e determinado, e com grande visão de futuro. Tanto que se tornou um dos maiores empreendedores deste Estado”, comentou Henklain.
Durante a solenidade o empresário e amigo de Said , UBIRAJARA RIZ RODRIGUES, falou sobre alguns fatos da vida de Said que justificam a homenagem feita pelo SEBRAE a todos os empresários na pessoa de Said Salomão: em 1944 junto com alguns amigos Said fundou a ACIR(Associação Comercial e Industrial de Roraima), esse grupo de empresários compram um prédio e doaram para ser a sede da associação comercial.Outro fato que merece destaque segundo Ubirajara é a preocupação de Said com o desenvolvimento de Roraima, era uma figura que transmitia a todos uma segurança muito grande e será sempre lembrado pelos empresários.
Derval Furtado,empresário, contou que chegando em Roraima para montar seu comercio a primeira coisa que lhe recomendaram foi que se apresentasse a Said Salomão e a primeira coisa que fez ao chegar a Boa Vista foi visitar Sr. Said, na visita foi convidado a se integrar na ACIR assim Derval fez. Derval leu uma mensagem falando do amigo:
“Saudoso Said Salomão, empresário, líder, desbravador, trabalhador nato, chefe de família, pioneiro do comércio de Roraima, conselheiro e mais ainda um grande mediador de todas as causas. Falar do grande líder é lembrar seus feitos de total importância para o desenvolvimento de Roraima, principalmente para o comercio. O pioneirismo do fundador da ACIR, entidade mais antiga que representa a classe empresarial de Roraima, já demonstra o magnânimo interesse pela classe empresarial, naquela época principalmente pelo desenvolvimento e bem-estar de todos, ele se preocupava com o bem-estar de todos, nas conversas que tive com seu Said ele sempre lembrava disso. Portando o SEBRAE na sua diretoria atual ao homenagear SAID, faz verdadeira justiça, pois Said Salomão enquanto teve saúde esteve sempre ao lado de todos nós com a perfeição na conduta e caráter que lhe eram peculiar de um grande mediador e orientador.”
Um dos filhos de Said, Samou Salomão, falou em nome dos filhos com muita emoção:
“Em meu nome, de meus irmãos e de nossos demais familiares venho lhes prestar os meus mais sinceros agradecimentos pela homenagem que hoje prestam ao nosso pai Said Samou Salomão, um homem que dedicou a sua profícua vida profissional integralmente a este estado. Vindo da distante Síria aqui firmou raízes, semeou o que viria a ser o inicio do empresariado local e não fosse suficiente colheu os frutos do desenvolvimento pelo qual sempre lutou de forma incansável. Os mais antigos de certo se lembram da sua inegável contribuição para alavancar o comercio roraimense, os filhos desses talvez conheça alguns fatos contados por seus pais, entretanto o tempo é implacável e apaga mesmo as mais significativas marcas deixadas no passado. Justo por isso acreditamos que atribuir a esse edifício o nome de nosso pai, significa muito mais que uma simples referencia póstuma, na verdade essa nobre iniciativa se traduz em reavivar a memória de um homem que compartilhava do mesmo espírito empreendedor e aguerrido que esta casa fomenta, mantendo sempre acesa a chama do desenvolvimento em nosso Estado de Roraima. Em nome de nosso pai agradeço a todos os amigos que tornaram essa homenagem possível imortalizando a figura desse beduíno roraimense.”
Rodrigo Jucá-Diretor Superintendente do SEBRAE. Destacou:”Seu Said deixou em Roraima um legado imaterial. Dentro de suas empresas ele fez muito, mais ele também fez muitas coisas que não são traduzidas em bens, foram atitudes, valores, princípios, exemplos que certamente ensinaram e ensinam gerações de empresários. Mesmo aqueles que não conviveram com ele aprenderam com aqueles que aprenderam com ele. Portanto as duas estaturas se equivalem: seu Said foi um grande homem, um grande empresário, o SEBRAE é uma grande instituição e essa homenagem cai muito bem, eleva o nome do SEBRAE e eleva o nome do seu Said que trabalhou como nós trabalhamos hoje, pela causa do empresário, pela causa do desenvolvimento.”
Almir Sá - Presidente do CDE( Conselho Deliberativo Estadual)lembrou: “Seu Said Salomão fez historia, ele marca a historia de Roraima, a história em si que registra a formação desse estado, que sem duvida todos nos contribuímos, mais ele é um exemplo de pai de família, de homem, mais sobre tudo eterniza a historia do empreendedorismo em Roraima, marca a historia de sucesso conquistado desde pequeno empresário, um exemplo para todos nós que deve ser seguido pelos nossos microempresários e o SEBRAE é a casa do micro empresário.E nessa casa cada funcionário , cada conselheiro, cada diretor, levará essa historia aos nossos pequenos empresários: como é possível você começar pequeno e se tornar grande, eternizando a figura do empreendedorismo tendo como exemplo a figura de Said Samou Salomão, a homenagem é mais do que justa é o exemplo da historia que marca um período.
Almir Sá resultou ainda que a sugestão de homenagear Said Salomão dando seu nome ao prédio do SEBRAE foi dada por João Mêne, membro do conselho deliberativo e prontamente foi aprovada pelos demais membros do CDE.
Descerraram a placa os filhos de Said Salomão: Samara, Sumaia, Samou, Sander e Samário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário