Avós

Digitalizar0033

Uma vida...
Uma caminho percorrido...
Um destino marcado...
Uma história vivida...
Sabedoria...
Respeito...
Vida...
Amo-vos, meus avós...
meus exemplos...
Vossas rugas que marcam a história...
dos passos dados...
das lutas vencidas...
das mágoas...
dos sentimentos...
das guerras perdidas...
das angustias...
das alegrias...
dos momentos...
Recordações...
Histórias de uma vida...
De uma luta constante...
de ser, de vencer...
Lutaram por meus pais...
Lutaram por nós...
E  lutaram por um sorriso em nosso rosto...
Às vezes dava-lhes um beijo rápido demais...
Talvez devesse ficar mais, saboreando a vossa pele tão enrrugada...
Talvez devesse sentir mais o rosto por onde tantas lágrimas se derramaram...
Talvez devesse pegar-vos mais na mão...
Quando contam vossas histórias...
de luta e sabedoria...
Talvez devesse sentir mais as mãos calejadas de anos de trabalho...
Talvez devesse sugar mais das vossas histórias únicas...
Mais ninguém me poderá contar as vossas histórias da mesma forma...
Mais ninguém terá uma alma, uma voz igual a vossa...
Que me inebrie...
que me embale na vossa melodia...
Amo-vos de todo o meu coração...
Neste dia, nada mais posso fazer que uma homenagem onde vocês estiverem
Mas o essencial não é o hoje...
Porque hoje, talvez seja mais fácil fazê-lo...
O importante é não vou esquece-lós nunca...

Como gostaria de segurar vossas mãos e a sentir...
de vos dar um beijo...
sentir o vosso rosto...
Eu sei o que são para mim...
Espero que o sintam ...
Que o saibam também!

Dia dos Avós

 

DIA_DO~1

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.

Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Ultimo Aniversário




O vídeo acima mostra o ultimo aniversário de Said Salomão em 16/07/2008, ele já estava muito debilitado, não andava mais, tinha dificuldade para falar e se alimentar, apesar disso ninguém pensava na sua morte. Nós seres humanos somos no fundo egoístas, queremos as pessoas que amamos perto a qualquer custo, não queremos perder ninguém, e, além disso, tem o medo que é próprio de todo ser humano, o medo da morte, do desconhecido, do que não sabemos explicar.


Ele se foi com 93 anos, alguns dirão: viveu muito, teve uma vida longa, mais pra nós sua família foi pouco tempo, a sensação que temos é que ainda tínhamos muito para aprender com ele, que precisamos sempre ter ele do lado nos protegendo e orientando a seguir o melhor caminho, pouco tempo mais bem aproveitado, vida de muita luta e muitas conquistas que sempre nós servirão de exemplo e estimulo nos dias mais difíceis, pois temos plena certeza que ele venceu a luta.

Onde você estiver agora meu amado avô sei que esta em paz, olhando por nós, sei que de alguma forma você sempre estará perto.

Tenho a plena convicção que a morte é só uma passagem e que os grandes homens nunca são esquecidos.

Said Salomão valeu à pena

O HOMEM SAID

Digitalizar0108
Se vivo fosses
Aniversarias hoje
Infelizmente não és
Deus levou-te aos céus



Sua ultima idade 93
Anos bem vividos
Muitas alegrias
Ordeiro, inteligente
Um ser humano simples



Sabias cativar
Amigos, bastante
Ligeiro nos negócios
Otimista e seguro
Moderador nos atritos
Amável e firme
O homem Said.


Escrito pelo filho Samou Abdala Salomão

Meu querido velho (autoria desconhecida)

 

Digitalizar0016

Um dia deste me detive a te olhar, demoradamente, como se fosse o espelho que a vida, caprichosamente, colocou diante de meus olhos. Olhei-te, detalhadamente, e vi que o inverno dos anos vai, impiedosamente, marcando tuas cãs, tingidas e cinzentadas pelas mãos hábeis do mais intransigente dos artistas: o tempo.

O que era ontem passou a ser hoje e, este, será amanhã, nessa corrida vertiginosa e inexorável dos minutos, pela escadaria dos anos afora. Olhei-te e percebi que sulcos profundos traçam em teu rosto, indelevelmente. Vi que tua face e tua fronte foram transformadas numa exposição de artes, onde a vida representou as lembranças do passado, deixando ali, emolduradas, cenas de angústias e ansiedades, tristezas e alegrias, derrotas e vitórias. Olhei o teu porte, outrora vigoroso e intrépido, e senti que aos poucos te vais alquebrando. Teus braços, ainda ontem eram ágeis e me sustiveram, teu peito amigo foi sempre meu escudo e meu aconchego, teu coração paterno sempre pulsou e vibrou de emoção pelos teus filhos, teus olhos já retiveram algumas lágrimas, é verdade, mas também brilharam intensamente de contentamento. Gostei de te ver, assim, com os pés na terra, cabeça no lugar, sem nunca ter pretendido ser super-homem, nem machão...

Meu querido velho. Nasceste gente e isto me basta. Nasceste para ser simples e pouco importa se não possuas mais. Não me preocupa com carro novo, nem com muito dinheiro no banco, nem  com casa de campo ou casa na praia. O importante para mim é que sempre soubestes ser grande no amor e na verdade. Fostes muito grande no ideal e maior, ainda, em tua fé. Olhei-te e vi que tinhas um pouco dos seres da terra e um pouco dos seres do céu. Continuei a te olhar e me lembrei de meu tempo de criança: descobri que era bom demais. Achei bom te ver diante de mim, como no espelho, ajeitando o rosto, acertando o cabelo. Fiquei orgulhoso de ter um pai-gente, um pai que nunca permitiu que me deitasse com os olhos marejados de pranto, temeroso ante a incerteza do amanhã, Ao contrário, sempre deu-me serenidade e a certeza do sucesso, a ponto de cantar aos ouvidos do mundo a minha ventura. Sou venturoso e devo a ti, meu querido velho, o que sou. Por isto, ao ver-te e verificar que tuas pálpebras jamais se cerraram sem que em tuas pupilas ficassem gravadas a minha imagem e a dos meus irmãos, sinto acender-se em meu coração, como uma estrela, o desejo de ser bom e de te fazer, no mundo, o mais feliz dos homens.

Um abraço, meu querido velho, Feiliz aniversário.

PERFIL DE SAID SALOMÃO

 

Digitalizar0107

 

Signo: Câncer, de 16 de julho

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE CÂNCER

Simpático, Sensível, Artístico, Tímido, Impaciente, Indolente, sentimental, muito ligados a família, saudosistas, fazem amigos com facilidade, se sentem muito bem quando podem aconselhar as pessoas, enorme instinto de proteção, tradicionalistas, tem ótima memória.

Profissão: Comerciante, atuou em Roraima desde 1929, acompanhou todo o desenvolvimento do comércio local. Por isso é tido como um pioneiro, embora não tenha sido a primeira loja de Boa vista. Já existiam outras quando aqui chegou.

Música: Todos os gêneros, tanto a música popular como a semi-clássica.

Uma música: Ave Maria

Um filme: A Cruzada

Um livro: O Profeta, de Gibran

O melhor lugar do mundo: Onde moramos, trabalhamos e temos amigos.

O pior lugar do mundo: Onde existe fome, guerra e falta de liberdade.

Um medo escondido: Não conseguir realizar todos os trabalhos dos meus sonhos.

Cantor: Roberto Carlos

Atriz: Regina Duarte

Ator: Paulo Gracindo

Perfume: Magriff

Estilo: Comum

Cor: Todas as cores do arco-íris

Um dia da semana: segunda-feira

Ídolo: Jesus Cristo

Se não fosse comerciante seria: Comerciante

Superstição: As cores muito escuras

Religião: Católico

Lado brega: Gostar de música Sertaneja

Animal de estimação: Cachorro

Carro: O meu velho Itamaraty

Uma palavra: Deus

Melhores amigos: Os pais

Homem inteligente: Todos que usam sua inteligência e trabalho para o bem do país e da humanidade.

Mulher inteligente: A que sabe ocupar seu espaço sem perder sua feminilidade.

Uma pessoa linda: Aquela cuja beleza de caráter e personalidade supera a beleza física.

Um ideal: Ser útil através do meu trabalho, á minha família e a sociedade onde vivo.

Um país: o Brasil foi aqui que escolhi viver.

Um estilo de vida: Uma vida voltada para o trabalho.

A favor: do respeito pelas pessoas, da igualdade do ser humano como gente, independente  de idade, instrução, situação financeira, cor da pele, etc.

Contra: A discriminação das pessoas de qualquer forma.

Hábito: Trabalhar. Passo a maior parte de minha vida trabalhando e para compensar leio e ouço músicas, sempre pensando nas coisas boas da vida. Também faço minhas orações sempre.

Em quanto está avaliado seu patrimônio? Alguns poderão achar que é modéstia, outros exagero por isso prefiro não falar nisso.

Quanto o senhor possuía ao chegar a Roraima? Quando iniciei meus negócios em 1932, tinha 13 contos de réis, nove que economizei trabalhando durante cinco anos e quatro que trouxe comigo do Oriente.

Perseverança rima com: coragem

Uma pessoa realizada é: Aquela que consegue realizar seus sonhos e ser útil á sociedade onde vive.

Existe fórmula para obter êxito nos negócios? Perseverança, gostos moderados dentro de suas condições e acima de tudo, algo que não sei explicar, que se chama sorte.

Se fosse possível mudar algo no passado, o que seria? Gostaria de ter tido a felicidade de ter sido orientado por meu pai, que perdi com um ano de idade. Mesmo assim, minha mãe fez o que pôde por mim.

Dinheiro garante o poder? Dinheiro pode ser uma bênção ou uma maldição. Se usado para o bem trará felicidade; se para o mal, certamente acabará por trazer infortúnio.

Definição de riqueza: A pessoa que teve a felicidade de obter fortuna deve utilizá-la em favor de sua família, do próximo menos favorecido e da sociedade para torná-la melhor. Deve agradecer a Deus e nunca deixar que o dinheiro lhe suba á cabeça.

E quanto á pobreza? A pobreza acentuada é doida, principalmente a fome. Mas, deve ser respeitada, porque muita gente pobre possui mais nobreza, caráter e temor a Deus, que muitos ricos.

Deve-se fazer o bem sem olhar a quem? Sim

Em tempos de crise: Deve-se usar a experiência que a vida lhe ofereceu, não gastando mais do que ganha; ter a mente voltada para o futuro; não entrar em pânico nunca, pedir a ajuda de Deus.

O Brasil tem jeito? O Brasil com os recursos que possui e o povo humilde que aceita tudo sem revolta, deveria ser mais respeitado.

Para quem o senhor tira o chapéu? Para o povo de Roraima.

Com quem o senhor não faria qualquer trato: Se eu lhe dissesse… (risos)… você ficaria espantada…

Exemplo de cidadania: Irmã Rosa  e Irmã Radgundes, primeiras freiras Beneditinas que chegaram a Roraima.

Uma arma para combater a discriminação: Respeito á pessoa.

Mundo ideal: onde não tenha fome e haja liberdade.

Mensagem:” Dizem que quando você consegue juntar o vigor da juventude com a prudência dos mais velhos sai uma fórmula aceitável e recomendável de vida.”

shirley1

Entrevista concedida a Shirley Rodrigues em 1999 .

A VELHICE

 

1018_173415

Passagem da Bíblia que  Said Salomão gostava muito.

“ Mas, lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: Não sinto prazer neles; antes que se escureçam o sol, a luz, a lua a as estrelas, e que à chuva sucedam as nuvens; anos nos quais tremem os guardas da casa, nos quais se curvam os robustos e param de moer as moleiras pouco numerosas, nos quais se escurecem aqueles que olham pela janela, nos quais se fecham para a rua os dois batentes da porta, nos quais se enfraquece o ruído de moinho, nos quais os homens se levantam ao canto do passarinho, nos quais se extingue o som da voz, nos quais se temem as subidas; nos quais se terão sobressaltos no caminho, nos quais a amendoeira branqueia, nos quais o gafanhoto engorda, nos quais a alcaparra perde a sua eficácia, porque o homem se encaminha para a morada eterna e os carpidores percorrem as ruas; antes que se rompa o cordão de prata, que se despedace a lâmpada de ouro, antes que se quebre a bilha na fonte, e que se fenda a roldana sobre a cisterna; Antes que a poeira retorne à terra para se tornar o que era; e antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu. “

Eclesiastes, 12:1-7

Pai amado

2009-03 (mar)5
Sol da minha vida.
Amor do meu viver
Imã que impera o bem.
Desde o berço até morrer.

Salve este grande dia.
Amor venho a ti provar
Lindos cantos de harmonia
Ouso te homenagear.
Maravilha es na minha vida.
Amor, carinho, gratidão.
Os meus votos, coração.

De sua filha Samara

Said Samou Salomão Eternamente

1018_173415

Said Samou Salomão

Para o resto de nossas vidas!

Existem coisas pequenas e coisas grandes, coisas que levaremos para o resto de nossas vidas.

Levaremos lembranças, coisas que sempre serão inesquecíveis para nós, coisas que nos marcarão, que mexerão com a nossa existência.

Provavelmente iremos pela vida á fora e levaremos esse aprendizado, que o senhor nos deixou, colocando em ordem de grandeza, cada detalhe que nos foi importante, cada momento de dificuldade que passamos juntos, cada obstáculo que tentou interferir em nossas vidas, que nos fez mais fortes!

Deixaram marcas...

Cada instante de luta árdua que tivemos juntado.

Marcas... isso serão marcas , umas mais profundas , outras superficiais, porém, com um significado muito forte...de um dever cumprido.

Serão detalhes de uma vida, com muita luta e perseverança, que guardaremos dentro de nós...

Bem lá na frente, vamos avaliar as coisas boas que passamos juntos!... Coisa que tem um significado muito grande para mim!

Obrigado por tudo Vovô Said, por tudo que o senhor proporcionou pra mim.

Pensem sempre que hoje é só o começo de tudo, que sempre vamos ter obstáculos, mais com aprendizado em nossas vidas, iremos ultrapassar todas essas barreiras.

Que se houver algo errado?...Ainda está em tempo de ser transformado.

E que de certa forma ainda está em nossas mãos o poder de determinar quem vamos ser um dia.

(A vida do ser humano é uma luta sem quartel)

clip_image001Escrito por Heveraldo Assunção

Amigo e companheiro fiel de Said Salomão nos seus últimos anos de vida.

O Jequitibá de Roraima

jequitiba_luciana-serra

Conhecer uma terra é mais que conhecer suas belezas naturais, saber a localização de seus pontos significativos. É mais que gozar as delicias do clima, da culinária, dos rios, das cachoeiras. È mais que receber a brisa no rosto, é mais que dela ouvir, mais que dela falar. É mais que curtir o calor do dia. É mais que aconchegar-se no frescor da noite. É mais que expor-se     a claridade espalhafatosa do sol exuberante ou esconde-se na penumbra romântica da lua tímida-cumplice dos amantes. È mais que admirar com olhar fugido que seja a mulher bonita que passa despertando desejos com a sua pele macia de pêssego e o andar provocante de gazelas. è mais que provar, é sentir. Conhecer uma terra é conhecer seu povo, sua gente.

  Em 1980,quando aqui     cheguei pela primeira vez, tive oportunidade de conhecê-lo. Na personalidade forte esconde-se um espírito afável. Uma extrema educação se mistura com o magnetismo de sua presença austera. O encontro varou a noite, todos atentos á sua verve fluente e suas tiradas entre engraçadas e respeitosas. Homem de conciliação, sua palavra é sempre ouvida porque é recheada de ensinamentos   da vida e do bom senso que a experiência dita. Ele sabe de tudo que diga respeito a Roraima. Também pudera. Menino aqui chegou.

  Dali em diante criou-se em mim uma admiração e respeito profundo por  aquele velho moço. Antes de o sol se pôr, ás 5 da tarde, lá vou eu, religiosamente, sempre que estou em Boa Vista, arrancar-lhe mais e mais histórias da Roraima antiga e deliciar-me com o trago gostoso da caninha velha que ele guarda com especial carinho.

Na parede do escritório, cuja simplicidade não sacrifica o conforto e o bom gosto, o retrato da mãe longínqua a lhe guiar os passos. Passos que valeram unanimidade no julgamento que dele fazem: padrão de honestidade, decência, modéstia, respeito e liderança. Á família, na falta da esposas extremosa, ele tem se dedicado com atenção de patriarca. Os negócios estão bem entregues aos filhos, embora não abra mão da direção maior, pois tino, inteligência e capacidade ainda estão presentes nos seus longevos anos de vida produtiva.

    Sua vida é exemplo. Sua amizade, enriquecedora.

Prá que escrever tanto para falar do Sr. Said Salomão? Bastava dizer: Conheci o jequitibá de Roraima. Conhecer uma terra é conhecer seu povo, sua gente.

Escrito por Evandro Pinto em 1989.

Resposta de Said ao amigo Evandro Pinto

 

SAID S SALOMAO_0005

Foi semeado no deserto do Oriente Médio e no inicio do seu crescimento foi trazido para esta abençoada terra de Roraima.

  Cresceu ao lado de outras plantas, sem fazer sombras a suas companheiras na ância do azul.

Um dia um jovem poeta em poesia fez essa comparação a minha pessoa: Suas palavras carinhosas e cheias de bondades encheram meu coração de gratidão e, embora na realidade pela amizade que temos, tenha havido muita generosidade na comparação, com humildade e muita emoção, digo muito obrigado e que ALA o abençoe.

A boa amizade é para o homem o que a água pura  e límpida é para o beduíno no deserto.

Digitalizar0001

Disse Omar:

“Se o destino me obrigar a viver um dia sem que tenha aprendido alguma coisa, que me aproxime dos homens e  de Deus e que a aurora deste dia não seja abençoada.”

Said Salomão é homenageado pelo SEBRAE

Sebrae 024 
O edifício sede do   SEBRAE Roraima agora passou a se chamar Said Samou Salomão. O Conselho Deliberativo Estadual e a Diretoria Executiva do Sebrae em Roraima realizaram solenidade de descerramento da placa. O evento aconteceu às 11h,  sexta-feira, 26, na própria instituição.
Sebrae 002
A cerimônia,  reuniu autoridades do estado como o Senador Roméro Jucá, Senador Augusto Botelho, Dep. Flamarion Portela, Dep. Maria Helena, entre outras autoridades, representantes de entidades empresariais e empresários amigos de Said e seus filhos, netos e bisnetos. Foi uma homenagem alusiva a um dos pioneiros do empreendedorismo em Roraima.
O diretor-técnico do Sebrae em Roraima, Alexandre Henklain, disse que denominar de Said Salomão o edifício-sede da instituição foi idéia do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), por reconhecer a grande contribuição dada pelo homenageado ao comércio roraimense.
“Said Salomão destacou-se por seu caráter firme e determinado, e com grande visão de futuro. Tanto que se tornou um dos maiores empreendedores deste Estado”, comentou Henklain.
Bira
    Durante a solenidade o empresário e amigo de Said , UBIRAJARA RIZ RODRIGUES, falou  sobre alguns fatos da vida de Said que justificam a homenagem feita pelo SEBRAE a todos os empresários na pessoa de Said Salomão: em 1944 junto com alguns amigos Said fundou a ACIR(Associação Comercial e Industrial de Roraima), esse grupo de empresários compram um prédio e doaram para ser a sede da associação comercial.Outro fato que merece destaque segundo Ubirajara é a preocupação de Said com o desenvolvimento de Roraima, era uma figura que transmitia a todos uma segurança muito grande e será sempre lembrado pelos empresários.
Derval
Derval Furtado,empresário, contou que chegando em Roraima para montar seu comercio a primeira coisa que lhe recomendaram foi que se apresentasse a Said Salomão e a primeira coisa que fez ao chegar a Boa Vista foi visitar Sr. Said, na visita foi convidado a se integrar na ACIR assim Derval fez. Derval leu uma mensagem falando do amigo:
“Saudoso Said Salomão, empresário, líder, desbravador, trabalhador nato, chefe de família, pioneiro do comércio de Roraima, conselheiro e mais ainda um grande mediador de todas as causas. Falar do grande líder é lembrar seus feitos de total importância para o desenvolvimento de Roraima, principalmente para o comercio. O pioneirismo do fundador da ACIR, entidade mais antiga que representa a classe empresarial de Roraima, já demonstra o magnânimo interesse pela classe empresarial, naquela época principalmente pelo desenvolvimento e bem-estar de todos, ele se preocupava com o bem-estar de todos, nas conversas que tive com seu Said ele sempre lembrava disso. Portando o SEBRAE na sua diretoria atual ao homenagear SAID, faz verdadeira justiça, pois Said Salomão enquanto teve saúde esteve sempre ao lado de todos nós com a perfeição na conduta e caráter que lhe eram peculiar de um grande mediador e orientador.”
Samou
Um dos filhos de Said, Samou Salomão, falou em nome dos filhos com muita emoção:

“Em meu nome, de meus irmãos e de nossos demais familiares venho lhes prestar os meus mais sinceros agradecimentos pela homenagem que hoje prestam ao nosso pai Said Samou Salomão, um homem que dedicou a sua profícua vida profissional integralmente a este estado. Vindo da distante Síria aqui firmou raízes, semeou o que viria a ser o inicio do empresariado local e não  fosse suficiente colheu os frutos do desenvolvimento pelo qual sempre lutou de forma incansável. Os mais antigos de certo se lembram da sua inegável contribuição para alavancar o comercio roraimense, os filhos desses talvez conheça alguns fatos contados por seus pais, entretanto o tempo é implacável e apaga mesmo as mais significativas marcas deixadas no passado. Justo por isso acreditamos que atribuir a esse edifício o nome de nosso pai, significa muito mais que uma simples referencia póstuma, na verdade essa nobre iniciativa se traduz em reavivar a memória de um homem que compartilhava do mesmo espírito empreendedor e aguerrido que esta casa fomenta, mantendo sempre acesa a chama do desenvolvimento em nosso Estado de Roraima. Em nome de nosso pai agradeço a todos os amigos que tornaram essa homenagem possível imortalizando a figura desse beduíno roraimense.”
Rodrigo
Rodrigo Jucá-Diretor Superintendente do SEBRAE. Destacou:”Seu Said deixou em Roraima um legado imaterial. Dentro de suas empresas ele fez muito, mais ele também fez muitas coisas que não são traduzidas em bens, foram atitudes, valores, princípios, exemplos que certamente ensinaram e ensinam gerações de empresários. Mesmo aqueles que não conviveram com ele aprenderam com aqueles que aprenderam com ele. Portanto as duas estaturas se equivalem: seu Said foi um grande homem, um grande empresário, o SEBRAE é uma grande instituição e essa homenagem cai muito bem, eleva o nome do SEBRAE e eleva o nome do seu Said que trabalhou como nós trabalhamos hoje, pela causa do empresário, pela causa do desenvolvimento.”
Sá
Almir Sá - Presidente do CDE( Conselho Deliberativo Estadual)lembrou: “Seu Said Salomão fez historia, ele marca a historia de Roraima, a história em si que registra a formação desse estado, que sem duvida todos nos contribuímos, mais ele é um exemplo de pai de família, de homem, mais sobre tudo eterniza a historia do empreendedorismo em Roraima, marca a historia de sucesso conquistado desde pequeno empresário, um exemplo para todos nós que deve ser seguido pelos nossos microempresários e o SEBRAE é a casa do micro empresário.E  nessa casa cada funcionário , cada conselheiro, cada diretor, levará essa historia aos nossos pequenos empresários: como é possível você começar pequeno e se tornar grande, eternizando a figura do empreendedorismo tendo como exemplo a figura de Said Samou Salomão, a homenagem é mais do que justa é o exemplo da historia que marca um período.
João
Almir Sá resultou ainda que a sugestão de homenagear Said Salomão dando seu nome ao prédio do SEBRAE foi dada por João Mêne, membro do conselho deliberativo e prontamente foi aprovada pelos demais membros do CDE.
Sebrae 020 
Descerraram a placa os filhos de Said Salomão: Samara, Sumaia, Samou, Sander e Samário.

Nem tudo passa

beduino

“Tudo passa sobre a terra”… Já dizia o velho Alencar, traçando o final de um dos seus romances. Mas, o tempo, mantendo bem viva a gloria do grande escritor,mostraria não ter uma verdade absoluta naquela frase do autor de Iracema. Nem tudo passa sobre a terra…Passam homens e passam coisas, mas fica sempre uma lembrança boa se os animou um espirito nobre e destas não faltam uma reminiscência amorável se assinalaram em instante de beleza ou de amor.Os dias, em sua corrida vertiginosa só aparentemente matam os que souberam ser grandes pela inteligência ou pelo coração. E só ilusoriamente afunda no esquecimento as coisas belas da vida.

    Morrem as células que são a vida do corpo. Mas não morrem as obras grandiosas e os gestos eloquentes que representam as células da alma.Nem tudo passa sobre a terra… assim continua bem vivo o espirito feliz.

(Parte de um discurso feito por Said Salomão no Rotary Club)

No campo do mundo

semeador

No campo do mundo tu és um semeador.

Não podes fugir à responsabilidade de semear.

Não digas que o solo é áspero, que chove amiúde, que o sol queima ou que a semente não serve.

Não é tua função julgar a terra e o tempo, tua missão é semear.

A semente é abundante!

Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco d'água, são sementes que germinam facilmente.

Não semeies, porém, descuidadamente como quem cumpre uma missão desagradável!

Semeia com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade!

E ao semear não penses, quanto me darão?

Quanto demorará a colheita?

Recorda que não semeias para enriquecer aguardando o ganho multiplicado; semeias porque não podes estar inativo, porque não podes viver sem dar, porque não podes servir a Deus sem servir aos demais!

Tua semente, pois, não cairá no vazio.

Sem esperar recompensa, receberás recompensa, sem esperar riquezas, enriquecerás; sem pensar em colheita, teus bens se multiplicarão.

E tudo porque semeias num reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontra-la, onde gastar-se, servindo, é aumentar.

Semeia sempre, em todo terreno em todo tempo, a boa semente, com amor, com interesse, como se estivesses semeando o próprio coração!

Sê, pois, um semeador.

(recebi sem autoria)

Amor, carinho, luz e paz, tudo isto com um enorme beijo carinhoso em seu coração!

Construir ou Plantar?

2797631467_0906b5868b
"Cada pessoa, durante a sua existência, pode ter duas atitudes:Construir ou Plantar.
Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer. Então param, e ficam limitados pelas suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes, ás vezes, sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas ao contrário de um edifício, o jardim nunca pára de crescer. E, ao mesmo tempo que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura."
Paulo Coelho, no livro BRIDA
Meu avô Said escolheu plantar,   Por entre chuvas e ventos frios,por entre raios de sol e o azul intenso do céu.Quem escolhe plantar nunca morre,pois suas sementes permanecem e a vida assim renasce a cada amanhecer.

Caracteristicas do dia de Nascimento

Digitalizar0055

DIAs 16 ......................................... DIA DO TRIUNFO
O 16 é o número dos extremos: da riqueza ou da miséria. Dependendo da vida que levar, pode transformar seu possuidor num ser poderoso, rico, um ser de pleno sucesso e felicidade; no outro extremo, pode arruinar, levar ao desmando, transformar o ser em um elemento arrogante, prepotente, orgulhoso e dominador.
Aconselha-se que os possuidores deste número vivam tão altruísticamente quanto possível, a que tenham pensamentos positivos, sentimentos elevados e, desta maneira, com absoluta certeza atingirão o sucesso e serão muito felizes.
É, também, o número do equilíbrio entre o material e o espiritual. É analítico, cético (só acredita no que vê ou é comprovado), gosta de conhecer a essência e o âmago das coisas e pessoas e também apresenta acentuado caráter perfeccionista. Pelo seu senso de perspicácia, gosta e consegue desvendar coisas misteriosas e também de acumular conhecimentos.
É um ser de grande sensibilidade, intuição e inspiração, tendo mesmo qualidades psíquicas sem qualquer estudo do assunto. Um dos seus grandes defeitos é gostar que as pessoas que o rodeiam vivam conforme seus moldes e, quando isso não ocorre, torna-se mal humorado e até colérico. Por esse seu temperamento de presunção, geralmente vive isolado, porém, na realidade tem grande desejo de afeto e principalmente compreensão. Apesar de tudo isso, não suporta interferência em seus planos e projetos, mesmo quando estes não dão  certo e o fazem rever ou adiá-los, fato corriqueiro na sua vida.
Em vista da sua grande sensibilidade, que é atrativa em vários segmentos, deve tomar muito cuidado com falsos amigos, descontentamentos, com a ansiedade e principalmente com alguns perigos físicos.Pela sua característica, deve trabalhar na iniciativa privada,com vendas, em negócios de amplitude universal, de preferência que envolvam a educação ou a moral.

"Quando nasceste todos sorriam, só tu choravas. Vive de tal forma que, quando morreres todos chorem, só tu sorrias!"

História de vida

Hama_L
Said Samou Salomão, sírio naturalizado
brasileiro, nasceu em Hamah no dia 16 de Julho
de 1915 e foi em sua cidade natal onde, ainda bem jovem,
iniciou sua vida laboral.
Aos 09 anos de idade tomou-se pastor de camelos, trabalho
árduo, desgastante. Era uma criança desprotegida sob o sol do deserto. Mas, não havia escolha,pois com o falecimento de seu pai ,durante a guerra, precisava ajudar sua mãe e
irmãos.
CaravanaCamelos
Destaque-se que todas as vezes em que contava
esse episódio de sua vida, Said mencionava com
orgulho a coragem inerente aos pastores de camelo, pois segundo ele, estes pacatos animais se transformavam em verdadeiras feras durante os não raros embates que travavam entre si.
MARIA
Com o passar dos anos sua mãe contraiu novo matrimonio e em uma conversa com o atual marido comentou, com pesar, acerca das poucas oportunidades que seu filho Said teria naquele lugar, encerrando o dialogo dizendo que mesmo com todo seu esforço ele jamais teria a chance de lhe trazer orgulho.
Ocorre que, por essas razões que não se sabe explicar, Said ouviu o breve comentário. E foram então essas poucas palavras que mudaram por completo o rumo de sua vida. E das nossas.
Barco
     Said decidiu acompanhar seu tio Jorge, também sírio, porem já residente em Boa Vista , na viagem de volta a esta cidade.
A mãe permitiu. Contudo, Said sempre disse que a permissão era baseada na certeza de que ele não levaria o pleito adiante.
    
  Porém, assim o fez, com a mesma garra e coragem com que pastoreava os camelos e sob o juramento de não mais olhar para trás, pois de certo as lagrimas de sua mãe o fariam recuar. Então seguiu,altivo e aguerrido, em direção a um futuro incerto, solitário e distante.
Roraima 4
Said já estava com 14 anos quando chegou a esta capital (Boa Vista) e passou a ajudar seu tio no
comércio, não recebendo de inicio salário algum. Trabalhava em troca de comida e um lugar
para dormir.
Destarte, para consegui ganhar algum dinheiro tinha que trabalhar nos períodos de folga,
engraxando sapatos, realizando pequenos serviços, enfim, fazendo tudo que lhe pudesse
trazer algum rendimento, dando inicio ao que chamava de suas economias. Verificando sua
dedicação, seu tio passou a remunera-lo e foram os cinco contos de reis, amealhados no período,
que possibilitaram que ele viesse a se estabelecer no comércio. Nesse período já trabalhava em
três expedientes como costumava afirmar. E assim foi seguindo uma vida nada fácil, distante da
mãe e dos irmãos, em um país completamente diferente, com língua e costumes tão distintos.
SAID S SALOMAO_LTDA
Entretanto, com toda a sua perseverança e esforço pessoal
venceu. Assim o digo porque conseguiu com fruto exclusivo de seu trabalho dar inicio ao que se tomaria uma profícua
jornadas empresarial.

Casamento
Já casado com Latife
Abdala Salomão, com quem teve seus cinco filhos, Samara, Sumaia, Samou, Sander e Samário, abriu o
bazar das novidades, típico comercio árabe, onde se podia
comprar de tudo: tecidos, bijuterias, discos, utensílios
domésticos, matérias para construção, etc.
Ato contínuo, inaugurou a primeira bomba de combustível da cidade, que abastecia os carros adquiridos na primeira concessionária de veículos, também de sua propriedade.

Netos
Sempre contava aos netos que seu labor durava
os exatos sete dias da semana e se estendia por
três períodos, manha, tarde e noite, este ultimo
iluminado por lamparinas, já que a energia
elétrica tinha hora para apagar.
filhos
Dizia, em complemento, que o segredo do sucesso
profissional era ser muito inteligente ou muito
trabalhador.
Todavia, com sua modéstia, acreditava que só detinha o segundo requisito, sem se dar conta de que fora exatamente a união destes dois elementos que lhe permitiram construir o
legado que hoje perpassa a seus filhos.
Legado esse muito mais que patrimonial. A herança de meu avo é composta de princípios, valores e uma bela lição de vida. Era, acima de tudo, um trabalhador incansável.
Emira
Nesses meus quase dez anos de profissão, lidando com o publico diariamente, deparei-me
com muitas pessoas que, identificando 0 sobrenome, disseram-me haver trabalhado com meu avo, e nunca para o meu avo, afinal, ele não era simplesmente 0 patrão, 0 empresário. Ele carregava mercadorias, empilhava caixotes, vendia no balcão, recebia no caixa e, não fosse suficiente, ainda contava lindas histórias de seu
passado, distribuindo balas para adoçar o bate papo com seus clientes, que dali em diante tomavam- se amigos.
Said
A doença que pouco a pouco lhe acometera não afastou essa sua característica, ele continuava trabalhando. Não mais na sua famosa Said S. Salomão LTDA, a bem verdade. Agora, seu labor  era em casa, na sua incessante e incansável luta contra cada problema que acompanhava a experiência que a idade traz consigo.Trabalhou no hospital, esforçando-se para sobreviver. Trabalhava para comer, para respirar,
para sorrir, para emocionar.
No ultimo dia 19, Said se aposentou. Compulsoriamente! Afinal, após quase 94 anos de labuta, ele merecia descansar.

Texto escrito por Emira Latife Salomão (neta)

Confissão de um terrorista ...

33%20foto%20palestina_preview

Ocuparam minha pátria
Expulsaram meu povo
Anularam minha identidade
E me chamaram de terrorista
********
Confiscaram minha propriedade
Arrancaram meu pomar
Demoliram minha casa
E me chamaram de terrorista
**********
Legislaram leis fascistas
Praticaram odiada apartheid
Destruíram, dividiram, humilharam
E me chamaram de terrorista
***********
Assassinaram minhas alegrias,
Seqüestraram minhas esperanças,
Algemaram meus sonhos,
Quando recusei todas as barbáries

Eles...mataram um terrorista

Fonte: www.vivapalestina.com

Olhares

Veja essa linda fotografia tirada por Leonardo Paim no dia do sepultamento de Said Salomão .

léo

Um flagra... A formação do mapa de Roraima nas nuvens, em frente da casa do senhor Said Samou Salomão, no dia do seu sepultamento (20.03.09). Era ele se despedindo. (comentário do autor da foto).

http://br.olhares.com/leopaim